Ocorreu um erro neste gadget
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O FUTURO DA ARTE

Palestrantes

João Mattar
João Mattar tem mestrado em Educational Technology (Boise State University) e pós-doutorado (Stanford University), onde foi visiting scholar entre 1998 e 1999. É autor de diversos livros, como Metodologia Científica na Era da Informática (Saraiva), Games em Educação: como os nativos digitais aprendem (Pearson), Second Life e Web 2.0 na Educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias (Novatec), Filosofia da Computação e da Informação (LCTE), Guia de Educação a Distância (Cengage) e Tutoria e Interação em Educação a Distância (Cengage). Atualmente é professor da Escola de Tecnologia e Engenharia da Universidade Anhembi Morumbi e professor, pesquisador e orientador do TIDD - Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP).
Marco Silva
Marco Silva é sociólogo e doutor em Educação. Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (RJ). Professor-pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Membro da diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). Autor dos livros Sala de aula interativa (5. ed. Loyola) e Educación interactiva: enseñanza y aprendizaje presencial y on-line (Madrid, 2005). Organizador dos livros Educação online (São Paulo, 2003) e Avaliação da aprendizagem em educação online (São Paulo, 2006), dentre outros. Site: Sala de aula interativa
Susane Garrido
Susane Garrido é Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995) e Graduada em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Foi professora adjunta e coordenadora do Programa de Educação a Distância da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) de 2006 a 2011. Atualmente é Reitora da Universidade Estácio de Sá.
Cristiana Mattos de Assumpção



Profa. Dra. Cristiana Mattos Assumpção é formada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, e tem seu mestrado e doutorado em Instructional Design and Media pela Universidade de Columbia da Cidade de New York. É Coordenadora de Tecnologia Educacional no Colégio Bandeirantes desde 2002, onde implementou um curso de capacitação de professores em tecnologia educacional, coordena projetos de EAD e criou o curso de Ética e Cidadania Digital para todos os funcionários e alunos, onde se discute a segurança na internet. Coordena também vários projetos, como a Feira de Ciências, Projeto Biotecnologia e Educação e Sustentabilidade, onde os alunos aprendem a trabalhar em grupo e lidam com estratégias que trabalham liderança, iniciativa, organização, planejamento, colaboração, entre outras. Faz parte do comitê gestor da Comunidade Práxis, e participa de comitês científicos de várias organizações, como a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância) , AERA (American Educational Research Association), MoodleMoot e Horizon Report K12 version em 2010.
Guilherme Dias

Graduado em Publicidade e Propaganda com Ênfase em Marketing pela ESPM/RS, Pós-graduado em Finanças Empresariais pelo CESUMAR e Pós-graduando em Educação a Distância pela UCDB com diversos cursos de extensão nas áreas de Marketing e Vendas, Guilherme Dias fundou empresas em diferentes segmentos e, como executivo e sócio, atuou sempre na Direção Comercial, em organizações do segmento financeiro e de e-learning. Atualmente é Diretor Comercial do Portal Educação.
Romero Tori

Romero Tori é engenheiro, doutor e livre-docente pela USP. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Senac de São Paulo e Professor Associado da Escola Politécnica da USP. Coordena o Interlab Laboratório de Tecnologias Interativas da USP. É professor permanente do Mestrado em Design do Centro Universitário Senac e é credenciado, desde 1995, no programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da POLI-USP, sub-área de sistemas digitais (Mestrado e Doutorado). No Senac coordena o programa de iniciação científica (Institucional, PIBIC e PIBITI) e desenvolve pesquisas em design de interação e realidade aumentada. É autor do livro Educação SEM Distância (Senac, 2010). Coordena, desde 2007, um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP dentro do programa TIDIA-Ae (Aprendizagem Eletrônica na Internet Avançada). 
Roger Trimer
Roger Trimer é graduado e pós-graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Trabalha há mais de 20 anos na área editorial, tendo atuado na edição de revistas científicas e de livros técnicos e profissionais. Há dez anos dedica-se ao desenvolvimento e edição de conteúdo instrucional para o ensino universitário, presencial ou a distância. Responsável pelo desenvolvimento dos conteúdos autoinstrucionais da Pearson para cursos de graduação, apresenta palestras sobre conteúdo educacional, direitos autorais e o mercado editorial em diversas instituições de ensino e eventos setoriais.
Martin Restrepo
Martín é emprendedor e visionário do Mobile Learning.  Com sua empresa, Editacuja Editora, trabalha pela educação e o acesso à tecnologias móveis para fins educacionais, culturais e sociais, realizando formação de professores, integrando tecnologias e desenvolvendo conteúdos  móveis, ubíquos e transmidiáticos. É consultor de mLearning para a Fundación Telefónica Colombia, OIT-Cinterfor, SENAI;  em mercado regional para a comunidade global de desenvolvedores da Telefônica – Bluevia e para a Proexport Colômbia, com quem trabalha a integração do mercado criativo, de mobilidade e TI entre a Colômbia e o Brasil.  Colombiano, fundou as comunidades  do MobileMonday São Paulo e Bogotá . Foi também diretor de operações e assessor de projetos do TecnoParque-SENA CO. 
Fernando Ziskind

Fernando Ziskind é formado em Educação Física pela Unicamp, onde também se especializou em Bioquímica, Fisiologia, Nutrição e Treinamento Esportivo. Exerceu a função de analista de desempenho e assistente técnico na equipe de futebol feminino da Motorola em Jaguariúna-SP. Como consultor técnico da Universidade do Futebol® e treinador da categoria sub15, atuou no FC Golden State (Califórnia/EUA). Possui experiência em equipes universitárias de futsal e futebol de campo. Atualmente, coordena o desenvolvimento de cursos presenciais e à distância para profissionais de futebol na Universidade do Futebol® e é mestrando em Ciência dos Esportes no Laboratório de Instrumentação para Biomecânica na Unicamp, no qual o futebol é seu objeto de estudo. Contato: fernando@universidadedofutebol.com.br
Lynn Alves

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia (1985), Mestrado (1998) e Doutorado (2004) em Educação pela Universidade Federal da Bahia. O Pós-doutorado foi na área de Jogos eletrônicos e aprendizagem pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Atualmente é professora adjunta e pesquisadora do SENAI -CIMATEC- Departamento Regional da Bahia (Núcleo de Modelagem Computacional) e da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, realizando investigações sobre os seguintes temas: jogos eletrônicos, interatividade, ensino online e educação. Coordena os projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais: a) Tríade - mediando o processo ensino-aprendizagem da História (FINEP/FAPESB/UNEB); b) Búzios: ecos da liberdade (FAPESB). As produções do grupo de pesquisa encontram-se disponíveis na URL: www.comunidadesvirtuais.pro.br. É coordenadora geral do SBGames 2011.